18.9.14

Pensando diferente em relação a comida.

Qual a sua comida de todo dia? Ontem a Neide Rigo do Come-se fez essa pergunta...
Eu fiquei pensando em como somos regrados em relação a comida...
Raramente saímos do conforto do conhecido.
Aqui em casa é o arroz, o feijão, uma carne e salada (tomate e cebola tipo vinagrete geralmente)
Eu adoro cozinhar mas em geral acaba que vou no mais fácil mesmo... Acho que quase todo é assim.
Mas comecei a pesquisar se existem novas maneiras de comer e descobri a tal da Dieta Paleo.
Ela é uma dieta rica em proteínas e vegetais...

A dieta é simples!

O que comer: Carne (incluindo órgãos como fígado, coração, etc), ovos, peixes, frango, vegetais, frutas, azeite de oliva, manteiga (não margarina).

O que evitar: Laticínios, grãos (trigo e derivados, soja e derivados), açucares, refrigerantes, cervejas e outras bebidas industrializadas com açúcar, óleos industrializados, salgadinhos, pães, bolachas, óleos vegetais, milho. Feijão e legumes devem ser evitados também.

Pode parecer assustador mas faz sentido, o carboidrato simples do trigo e todos os açucares que comemos não pode fazer bem mesmo...Mas basta que pensemos fora do tradicional para conseguirmos melhorar nossa saúde.

Então que tal sermos criativos e encher nossos pratos de coisas saudáveis?

Acho que as carnes, ovos, peixes já fazem parte do prato de todo mundo, o difícil é variar nos legumes para preencher o resto do prato, então vou dar algumas dicas:

Acompanhamentos não amiláceos para explorar

Pimentões. Ah, como eu adoro um refogado de pimentões e cebolas. Cozidos em um pouco de manteiga ou óleo de coco com uma pitada de sal e um pouco de pimenta moída, este prato é delicioso com quase tudo, mas especialmente com carnes grelhadas.

Folhas Verdes. Olhe para a salada como sendo algo digno de ocupar mais espaço no seu prato. Já escrevi sobre saladas algumas vezes vezes, mas eu encorajo você a experimentar várias folhas verdes para ver o que você mais gosta. Criar uma salada de couve. Ou acelga e beterraba. Desfrute de folhas de dente de leão e espinafre. Existem folhas verdes o suficiente para comer uma diferente a cada dia!

Couve-flor. Asse, cozinhe ou faça purê. Tenha sempre na sua geladeira, é prática e nutritiva.

Batata-doce. Sim, eles são ricas em amido, mas seu perfil nutricional faz a batata doce ser digna de ser apreciada com freqüência. Asse para obter melhores resultados!

Agora que tal experimentar uma nova dieta? Não se prenda a preconceitos experimente pelo menos umas duas vezes por semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário