12.2.09

Velório

Detesto velório...

Existe coisa mais deprimente? Eu não quero ser velada...

O velório surgiu para evitar que pessoas fossem enterradas vivas pois a medicina não era lá muito avançada...

Mas e hoje para que serve o velório? Para as pessoas chorarem qaundo chegam e depois ficaram contadndo piadas? Para rever parentes distantes? Para comer pão de quijo e tomar café?

Qual o sentido do velório? Despedida? Não sei. Eu não vejo sentido nenhum.

Já fiz meus planos pós mortem... Quero ser cremada, não quero que ninguém compareça exceto a pessoa encarregada, não quero que levem minhas cinzas para lugar nenhum.Quero que fique por lá mesmo.Não quero choro nem vela.

Sei que quem fica é quem decide...Mas e você? O que acha do velório?

14 comentários:

  1. penso exatamente o mesmo,quando morremos deixamos de ser o que fomos, fica apenas um corpo, nada mais, então para que fazer outras pessoas passarem pelo sofrimento? tb quero ser cremada.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:44 AM

    Oi, Darlana. Concordo com o que você postou sobre velório. Acontece isso mesmo. Mas não pense que em cerimônia de cremação é muito diferente, não. No fundo, no fundo não é o tipo de cerimônia que influencia. São as pessoas, mesmo. Infelizmente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também não gosto de velórios, não gostaria de ir no de pessoas que amo. Mas ao mesmo tempo, ir ao velório, pra muitos, é sinal de respeito por quem faleceu, um sinal de que você amava de verdade aquela pessoa. Pra pessoas mais velhas seria inaceitável não ir ao velório de um parente querido.
    Pra evitar falatórios eu iria, mas não gosto, prefiro dedicar minhas preces pra essas pessoas queridas.

    ResponderExcluir
  4. Tem um meme pra vc lá no meu blog

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto, prolonga muito o sofrimento de quem realmente era muito ligado a pessoa.
    não gosto de verdade. se pudesse faltaria até ao meu!

    estava com saudades suas
    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu só fui em um, o do meu bisavô. E mesmo respeitando as pessoas lá e meu bisavô, aquilo foi uma piada. Aliás as pessoas me conhecem por contar historias e a primeira historia que eu contei foi a deste velório quando ainda estava no cursinho.

    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Oi, Darlana!

    Eu também penso em ser cremada, mas gostaria que minhas cinzas fossem jogadas em um lugar bem bonito. Com muitas árvores e natureza.

    No velório, gostaria que meu caixão estivesse fechado. Apenas com uma foto minha bem sorridente por cima. É tão estranho ver gente morta, a pessoa muda tanto...

    Gostaria que não houvessem orações e que fossem apenas as pessoas realmente queridas. Também gostaria que houvesse alguma música bem bonita que relembrasse a minha vida.

    Acho que só!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Também não gosto!!! Mas na minha família, acho que em todas, é o momento do reencontro... Tem parentes que só se vêem nesse momento. É uma festa, digo, velório, ops...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:29 PM

    Olá. Estou participando do sorteio do livro PARA FRANCISCO.
    Sobre o velório. Não gosto. Sou espirita. E acredito na morte apenas como um instante, assim como o nascer. Pois a vida é eterna! E não somos só a matéria, somos um espirito q está temporariamente na matéria, q é o corpo. Bom, é isso,mminha opinião. ;)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5:32 PM

    Ah! Sou a Sayô, do comentário anterior. Li, nas regras do sorteio q tem q colocar o email. E eu tinha colocado o nome do meu blog. Retornei e deixarei o meu email. beijos

    sayonarahol@hotmail.com

    pois nao uso outro email

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7:25 PM

    Olá! Como algumas pessoas aqui, entrei no seu blog através do Para Francisco, e já cheguei gostando! hehehe
    É muito bom quando você tem uma experiência boa e tem a iniciativa de passá-la a outras pessoas... admiro muito sua atitude :)
    Bom, mas sobre o velório... hm, odeio velórios também. Não sei como agir, ainda mais que muitas vezes vamos a velórios por consideração à família do falecido, e ficamos meio sem onde colocar as mãos... é uma situação delicada, pela qual evito passar sempre que posso.
    Quanto à minha morte, nunca parei pra pensar... acho que, tirando a doação dos órgãos (doarei todos os que forem possíveis, faço questão), deixarei a opção pra quem ficar...
    Enfim, chega de velório. Agora... falemos de vida? hehehe
    Felicidades!
    Beijos
    (eu quero participar do sorteio, mas não achei o lugar pra colocar o e-mail :S desculpe minha ignorância, mas posso deixá-lo aqui no fim do comentário mesmo? hehehe lá vai: ana_shirado@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  12. Velar é postergar a perda, é o uqe acho. Só fui a um enterro até hoje na minha vida ( porque optei por não ir a alguns) e a única lembrança que tenho é a do barulho do caixão batendo no fundo da cova. Aquele é o barulho do fim.
    Acho que o velório é a tentativa de evitar esse momento, que me parece aquele em que a morte se consuma. Enquanto o corpo está presente, não é preciso lidar ,ainda, com a ausência total.

    ah, também tô participando do sorteio do ParaFrancisco

    ResponderExcluir
  13. eu tbem não quero. alias, quero saber como faço legalmente para não ser velada. direto pro crematório. É possível? alquem sabe como proceder? grata.

    ResponderExcluir
  14. Com essa questão da pandemia, também tenho pensado nisso. Não quero ser velada e não sei como garantir isso.

    ResponderExcluir